Presidente participa do debate da Participação Popular e Cidadã

DSC05828Nesta Quarta-feira 19 de Março reunidos os municípios do Alto da Serra do Botucaraí em Soledade -Campus UPF, representando o Município de Mormaço o Presidente da Câmara de Vereadores Olair Belo de Carvalho, Secretário da Administração Evandro Morigi representando Prefeito Municipal, Presidente do COMUDE Gilberto Berticelli, Rosemari Salete Muneroli, Diretor da Cultura e Desporto Waner Silveira, Asssessor Parlamentar Cássio Rodrigues,  estiveram reunidos  afim de debater e escolher as prioridades da região para compor a Demanda Orçamentária de 2015.

A metodologia proposta pelo Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã do Rio Grande do Sul foi desenvolvida considerando as experiências do estado ao longo dos últimos 14 anos, preservando a essência do Orçamento Participativo, da Consulta Popular e inovando nas ferramentas de diálogo virtual. Na Votação de Prioridades, o estado alcançou em 2013 recorde de participação, desde que o processo foi criado, com a denominação de Consulta Popular. Em 2013, foram 1,125 milhão de eleitores durante o processo, quase 10% superior ao ano anterior, considerando as duas modalidades de votação, via internet ou presencial.

Depois de debater as temáticas, ficam definidas dez áreas temáticas prioritárias, que balizarão a discussão nas etapas posteriores e que deverão integrar o Anexo de Prioridades e Metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias- LDO para o Alto da Serra do Botucaraí ficam como prioridade as seguintes áreas:

-Desenvolvimento Econômico;

-Desenvolvimento Rural;

-Saúde;

-Segurança Pública e Defesa Civil;

-Cidadania. Justiça, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres;

-Esporte, Lazer e Turismo;

-Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza;

-Educação Superior;

-Educação Básica, Profissional e Técnica;

-Planejamento Local e Regional.

Tags: