Sessão Ordinária de 08 de Junho de 2015

DSC09915Realizou-se Sessão Ordinária, no dia 08 de Junho de 2015, com a Presidência do Vereador Eduardo Zanin, com a presença dos demais vereadores, Eleandro de Lima, Edson Schroeder, Wagner de Loreno, Rodrigo Jacoby Trindade, Sônia Mara Kuhn, Sérgio Luiz G. Knopf, Rosicler Follmer Vicari e Olair Belo de Carvalho.

Leitura das Matérias do Legislativo:

Pedido de Providência nº 001/2015: Melhorias em Vias do Município: A Mesa informa que em dias de expressiva precipitação de chuvas, na altura das Residências dos Srs. Giovanni Joanella e Olívio Faccin, situadas à Rua Gerôncio Manoel Rodrigues, ocorre acumulo de água, pelo fato de não haver tubulações que facilitem o escoamento da mesma, a água em grande volume invade o pátio das residências. Ainda na mesma rua, na altura do Campo do Clube Estrela Vermelha, trecho este que não é calçado, em dias de chuva transforma-se em barro, o Transporte Escolar que utiliza a rua para chegar à Escola Estadual leva consigo, o barro para a Rua Willibaldo Gehlen, quando este barro seca, transforma-se em poeira que com o trafego acaba invadindo as Residências desta rua, situação que desagrada os moradores que por sua vez, pagaram o calçamento para não sofrer com este tipo de incômodo. O mesmo problema ocorre na Rua Vitório Fabris. E por fim informa que as Ruas Frederico Hein e Otaviano Germano Machado também necessitam de reparos. Solicita que o Poder Executivo por meio do setor de Engenharia estude providências para sanar tais problemas.

Leitura das Matérias do Executivo:

Projeto de Lei do Executivo nº 020/2015 – AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR, ALTERANDO A LEI MUNICIPAL Nº 1173/2014, QUE ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE MORMAÇO PARA O EXERCÍCIO DE 2015, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Dispõe o presente Projeto de Lei sobre abertura de crédito adicional suplementar, criando novos elementos de despesas, possibilitando o pagamento da Professora que ministra aulas de artes e música para Grupos de Pessoas, referente ao Projeto Oficina Terapêutica na Atenção Básica.

Os Vereadores estiveram reunidos juntamente com o Prefeito Municipal e o Comandante da brigada Militar de Mormaço, o Sr. Ronei Telles para discutirem assuntos referentes à Municipalidade. Nesta reunião trataram-se temas como o Número de Efetivos em funcionamento, a Manutenção das Viaturas da Brigada Militar, Plantões da mesma, o possível retorno da Patrulha Rural, esta que é aguardada por todos os produtores rurais que sem a prestação deste serviço ficam a mercê de assaltos, correndo risco de vida. Sem a patrulha as propriedades do interior tornam-se visadas e acabam sendo alvo fácil da marginalidade. Ainda foram debatidas as questões do auxílio do Governo do Estado ao Comando da Brigada Militar, já que a Segurança Pública é de responsabilidade do Estado. Como último assunto da Pauta para encerramento da reunião os Vereadores informaram o Sr. Ronei do que diariamente está ocorrendo na Escola Estadual, informaram que o transporte escolar não consegue acesso à escola, pois, o estacionamento que seria privilégio dos ônibus escolares está sendo ocupado por carros particulares, todavia, os ônibus param na rua e os alunos se arriscam entre os carros para dirigirem-se aos seus transportes, situação que por Lei não poderia ocorrer pelo fato de que é proibido estacionar em frente à Escola Estadual. Ambos os Poderes Legislativo e Executivo, juntamente com a Brigada Militar estudam procedimentos aplicáveis para sanar tais problemas.