Sessão Ordinária do Dia 11 de Maio de 2015

DSC09842Realizou-se Sessão Ordinária, no dia 11 de Maio de 2015, com a Presidência do Vereador Eduardo Zanin, com a presença dos demais vereadores, Eleandro de Lima, Edson Schroeder, Wagner de Loreno, Rodrigo Jacoby Trindade, Sônia Mara Kuhn, Olair de Carvalho e Sérgio Luiz G. Knopf e ausência da Vereadora Rosicler Follmer Vicari.

Leitura das Matérias do Legislativo:

Projeto de Lei do Legislativo nº 003/2015: Autoriza o Poder Executivo Municipal a fixar e cobrar preço público pela ocupação do espaço de solo em áreas públicas municipais pelo sistema de posteamento de rede de energia elétrica e de iluminação pública, de propriedade da concessionária de energia elétrica que os utiliza, e dá outras providências. APROVADO POR UNANIMIDADE.

Indicação nº 014/2015 de autoria do Vereador Sérgio Giovanella Knopf – Solicita ao Poder Executivo Municipal que estude a possibilidade de colocação de Postes de Iluminação Pública no trecho entre as residências do Sr.Gelson do Nascimento até a do Sr. Elmute Miguel da Rosa, na Comunidade de Posse Godoy.

Indicação nº 015/2015 de autoria da Vereadora Sônia Mara Kuhn – Solicita ao Poder Executivo que estude a possibilidade de construção de uma moradia popular na Comunidade de São Miguel para o Sr. Marcos Melo e sua família. Justifica sua indicação informando que nesta casa residem atualmente quatorze pessoas sendo que entre elas, duas crianças e dois adultos possuem deficiência física.

Leitura das Matérias do Executivo:

EXPEDIENTE:

PEQUENO EXPEDIENTE:

Vereador Sérgio Luiz Giovanella Knopf: Dá boas vindas a nova Assessora, Sra. Ana Carolina Morigi, defende sua indicação logo em seguida, sobre a iluminação na Comunidade Posse Godoy pelo fato de estarem ocorrendo assaltos frequentes às casas que não possuem tal iluminação, pede as colegas para que seja aprovada a indicação e posteriormente encaminhada ao Poder Executivo para que este tome providências. Pede também em nome do Sr. Zenildo e do Sr. Eurides da Silva Santana para que a Secretária de Obras faça uma terra planagem para a construção de moradia das duas famílias.  Agradece a presença dos colegas na festa da Comunidade de São João dos Prolos que apesar de uma pequena chuva fora de grande proveito.

Vereador Wagner de Loreno: Novamente dá as boas vindas à nova Assessora, após, comenta sobre os dois bancos laterais no Posto de Saúde da Sede, juntamente a Ala Odontológica sendo que um deles está quebrado, pede à Administração Municipal para que analise a possibilidade de colocar mais alguns bancos no local, arrumando os danificados, pelo motivo de que, várias pessoas ficam em pé enquanto esperam atendimento, reforçando o pedido da Vereadora Sônia para colocação de bancos para o Posto de Saúde da Comunidade de São Miguel. Coloca-se a favor das indicações por ser de seu conhecimento que estas famílias precisam do que foi solicitado, reforça o pedido do Vereador Sérgio sobre a terra planagem. Parabeniza novamente pela Festa da Comunidade de São João dos Prolos.

GRANDE EXPEDIENTE:

Vereadora Sônia Mara Kuhn: Dá boas vindas à nova Assessora. Defende sua indicação, comenta do pedido feito a Assistência Social para que esta visitasse as duas casas onde a família reside. Visitadas as casas, informa que a mãe da Sra. Nelci fora levada para a casa da filha na qual já residem duas crianças de colo e um deficiente físico, deste modo pede-se ao Poder Executivo a construção desta casa, não sendo isto possível, pede que haja construção de um ou mais quartos então, pela quantidade de pessoas que residem lá, lembrando que a senhora com deficiência não recebe aposentadoria, somente o filho recebe um salário mínimo tendo que comprar leite e fraldas para as crianças, este praticamente garante o sustento de todos. Coloca-se favorável, concordando com as indicações dos colegas. Pede que se faça uma moção de pesar à família do Sr. Omar Bohrer que faleceu na última sexta. Comenta que a Festa da Comunidade de São João dos Prolos estava bem organizada sendo bem proveitosa. Agradece a Câmara de Vereadores pela homenagem feita ao Dia das Mães parabenizando todas as mães mormacenses pelo seu dia.

Vereador Olair Belo de Carvalho: Também dá as boas vindas à nova Assessora Legislativa, agradecendo especialmente ao Ex-Assessor Cássio Rodrigues pelos dois anos de serviços prestados à Câmara de Vereadores. Relembra sobre o Campeonato de Futsal que está sendo realizado no Ginásio Municipal o qual veio a nota para o auxílio no valor de cinquenta reais de cada vereador para a compra dos troféus, como fora combinado na sessão anterior, questiona os colegas se devem colocar algo em nome da Câmara de Vereadores nestes. Sobre o Projeto de Lei do Legislativo de autoria do Vereador Edson após pesquisas e conversas apontou-se controvérsias sendo que este pode ser inconstitucional mesmo assim deve-se ser votado e se preciso o Prefeito Municipal vetará o Projeto do Legislativo e, consequentemente mandará outro de autoria do Poder Executivo. Agradece a Secretaria de Obras pelos serviços prestados na estrada que dá acesso a casa da família Knopf. Juntamente agradece o Poder Executivo pela resposta do Pedido de Informação sobre o Abastecimento de Água, comentando que apesar de pessoas alterarem o hidrômetro para que não ocorresse à cobrança da taxa de água foram tomadas as devidas previdências sendo que as mesmas foram notificadas e devem ressarcir os cofres públicos pela troca do hidrômetro, lembrando que todos os moradores do Município devem fiscalizar e denunciar se ocorrerem irregularidades. Aos colegas vereadores lembra que final de semana passada teve início o Campeonato Municipal de Bocha.