Sessão Ordinária do dia 04/05/2015

DSC09822Realizou-se Sessão Ordinária, no dia 04 de Maio de 2015, com a Presidência do Vereador Eduardo Zanin, com a presença dos demais vereadores Rosicler Follmer Vicari, Eleandro de Lima, Edson Schroeder, Wagner de Loreno, Rodrigo Jacoby Trindade, Sônia Mara Kuhn, Olair de Carvalho e Sérgio Luiz G. Knopf.

Leitura das Matérias do Legislativo:

Processo do Tribunal de Contas referente ao Exercício Financeiro de 2012 – APROVADO POR MAIORIA.

Decreto Legislativo nº 02/2015 – Aprova as Contas relativas ao Exercício Financeiro de 2012 do Município de Mormaço, que teve como Administradores o Sr. Luís Carlos Machado e Irani Leonardo Cherini – Processo nº 004849-0200/12-0.

Pedido de Informação nº 007/2015 de autoria do Vereador Eduardo Zanin – Sobre a Folha de Pagamento: Solicita cópia da Folha de Pagamento referente ao mês de Abril de 2015.

Indicação nº 012/2015 de autoria do Vereador Olair Belo de Carvalho – Conforme informações do Secretário Estadual de Esportes, Lazer e Turismo, em reunião da AVASB, o Estado disponibilizará de recursos através da FUNDERGS para realização de projeto para desenvolvimento do esporte nos Municípios. Diante disso, solicita que o Poder Executivo Municipal elabore um Projeto de Lei específico visando recursos para reforma do Ginásio Municipal de Esportes Leandro Gehlen, pois, segundo informações recebidas haverá destinação de verbas para estes fins, ou seja, reformas e melhorias em ginásios de esportes.

Indicação nº 013/2015 de autoria do Vereador Eduardo Zanin – Solicita ao Poder Executivo que estude a possibilidade de Construir um Abrigo Escolar junto a Vila dos Moraes na Comunidade de Posse Godoy.

Leitura das Matérias do Executivo:

EXPEDIENTE:

PEQUENO EXPEDIENTE:

Vereador Wagner de Loreno: Verbalmente pedeque em razão da Festa da Comunidade do São João dos Prolos que será realizada no próximo domingo, o Poder       Executivo por meio da Secretaria de Obras tome alguma providência para melhorar as vias de acesso à Comunidade. Sobre as Contas do Exercício Financeiro de 2012, fala que em análise notou alguns apontamentos, e espera que estes tenham sido sanados haja vista a aprovação das mesmas, fala que a última edição da Reunião da AVASB novamente fora um sucesso, fala dos esclarecimentos prestados pelo Secretário Estadual presente na solenidade e da expectativa de que recursos para incentivo ao Esporte sejam realmente disponibilizados. Sugere elaboração de Projetos por parte do Executivo para que desta forma consigam os recursos prometidos. Antecipa votos pelo Dia das Mães.

Vereador Olair Belo de Carvalho: Coloca-se favorável ao Decreto Legislativo que aprova as contas da Gestão de 2012, fala da existência dos apontamentos, mas que o relatório é favorável à aprovação, sobre sua indicação, com base no que foi discutido na Reunião da AVASB que teve a presença do Secretário Estadual de Esportes, sabe-se que a partir do mês de Maio haverá liberação de recursos para os Municípios que realizarem Projetos na área de Esportes, como no ano anterior o Município já fora beneficiado, fala que foi debatida a questão de reformas em ginásios e justifica sua indicação com a necessidade que o Ginásio Municipal de Esportes tem de receber reformas, melhorias. Frisa que há facilidade em elaborar o Projeto e em conseguir o auxílio que será oferecido pelo Estado. Fala da possibilidade de estender o benefício aos Ginásios Municipais das Comunidades do Interior.

GRANDE EXPEDIENTE;

Vereadora Sônia Mara Kuhn: Sobre a reunião da AVASB fala que esteve presente e que a reunião foi de grande proveito, frisa novamente da possibilidade da destinação de verba para incentivo ao Esporte e salienta que todo incentivo é bem vindo. Pede que o Executivo elabore Projetos com este fim, para que o Município consiga investimento por meio da FUNDERGS nesta área que é responsável por tirar os Jovens do caminho errado e colocá-los no caminho certo, aprova a indicação do colega Olair, sobre o Processo de Contas da Gestão de 2012, fala que em estudo também encontrou apontamentos e cita-os, mas relembra o Relatório emitido pelo Tribunal que sugere aprovação. Sobre o Projeto do Legislativo 003/2015 que encontra-se em estudo, sugere realização de estudo mais aprofundado. Novamente relembra pontos da Reunião da AVASB e posiciona-se otimista com relação à possibilidade de verbas serem disponibilizadas pelo Estado.

Vereador Edson Schroeder: Agradece a participação dos Colegas na Reunião da AVASB, fala que novamente a maior participação é dos Vereadores de Mormaço, e suspeita que talvez Mormaço frequentemente consiga benefícios porque sempre está presente, e porque sempre corre atrás daquilo que necessita, fala que comentou com os colegas Vereadores das Cidades da Associação que este deva ser o motivo, salienta que é importante a participação da Câmara e dos Vereadores, sugere enviar agradecimento ao Secretário Estadual de Esporte por ter disponibilizado-se a participar da Reunião, fala do otimismo em conseguir as verbas, e do que é necessário para tal e frisa que é preciso atitude. Fala dos prós e contras do Projeto de Lei do Legislativo 003/2015, fala que a Câmara está preocupada com a situação no Município e fala que se os colegas temem a inconstitucionalidade do Projeto, então que a Mesa Diretora entre em contato com o Executivo e sugira que o mesmo edite um Projeto e encaminhe a Casa, e então sigam os tramites de costume. Fala que há preocupação em atrair receita para o Município. Pede a colaboração dos colegas, relembra os colegas da indicação feita pela Vereadora Sônia sobre concessão de ajuda ao Campeonato Estadual que está acontecendo no Município, e fala que por ser privado isto não poderia ocorrer, mas convida os colegas Vereadores para eles auxiliarem com uma quantia, da receita particular de cada Vereador, não com a receita da Câmara, como forma de um patrocínio, e fala da repercussão de tal Campeonato, sugere auxílio nos troféus das Premiações.