Resumo da Sessão Ordinária do dia 02 de Abril de 2019

No dia 02 de Abril de 2019, realizou-se mais uma Sessão Ordinária, com a Presidência do Vereador Marcos Arine Malaquias, juntamente com os demais vereadores: Edson Schroeder, Eduardo Zanin, Gilberto Berticelli, Lair da Silva Farias, Antônio Loar de Oliveira, Sônia Mara Kuhn, Olair Belo de Carvalho e Wagner de Loreno.

INDICAÇÃO Nº 05/2019: de autoria do Vereador Olair Belo de Carvalho:

Solicita ao Executivo Municipal, estude a possibilidade da realização de oficinas de atividades, através da secretaria Municipal de Assistência Social, para pessoas, principalmente adolescentes “ESPECIAIS” que estão fora de sala de aula. Entendo que essas atividades irão promover o desenvolvimento e consequentemente a inclusão, a sociabilização e principalmente cidadania, gerando também uma certa independência para essas pessoas que apresentam deficiências.

Explanação dos Vereadores:

Vereador Olair Belo de Carvalho: Usa o espaço para justificar sua indicação, comenta que é pedido de alguns pais e que na sua família se tem duas pessoas “especiais” e que essas mesmas se formaram no ensino fundamental no ano passado, mas os pais estão preocupados, pois agora estão em casa sem nenhuma atividade. Comenta então, que seria uma forma da Assiste Social com apoio da Secretária Municipal da Educação, realizar atividades para essas pessoas do município em um ou dois dias na semana, para que não fiquem longe do convívio com a sociedade.

Vereador Antônio Loar de Oliveira: Agradece ao vereador Silvio por ter lhe dado à oportunidade de estar presente novamente nesta casa e agradece também as pessoas que votaram nele. Agradece ao Prefeito por ter lhe dado a oportunidade de mais uma vez assumir a Secretária de Obras, agradece a todos os funcionários que trabalhou junto. Agradece todas as diretoras das escolas que os receberam com maior respeito e carinho, agradece ao Deputado Giovani Cherini por ter mandando vários investimentos ao município de Mormaço, principalmente a Praça Municipal Rui Nicolodi. Agradece aos vereadores e presidente desta casa e diz que sempre estará a disposição para o que for preciso.

Vereador Edson Schroeder: Deixa registrado a presença dos vereadores na  reunião da AVASB, onde o vereador Wagner de Loreno se tornou presidente da associação, deseja um bom trabalho e reforça o que já tinha comentado em pensar mais no povo. Comenta que os vereadores tem que dar o exemplo e fazer a sua parte. Comenta sobre a possibilidade de se realizar algumas reuniões da AVASB no município de Mormaço. Agradece a parceria e apoio do vereador Antônio Loar de Oliveira.

Vereador Wagner de Loreno: Sobre a indicação do vereador Olair Belo de Carvalho, comenta ser favorável, pois é muito importante e tem uma preocupação de toda a comunidade. Agradece os colegas vereadores que participaram da reunião da AVASB e agradece também por ter sido eleito para a presidência dessa importante associação. Conta com a ajuda dos colegas vereadores. Comenta que na região de Marau, o povo estava fazendo protesto para a melhoria de uma ponte que se encontra em condições parecidas com a ponte do município de Mormaço, então terá que batalhar para conseguir ajustar essa condição. Coloca-se a disposição em nome da AVASB no que puder ajudar.

Vereador Olair Belo de Carvalho: Deseja um bom trabalho ao vereador Wagner de Loreno, novo Presidente da AVASB. Comenta que já fez parte da direção desta associação e sabe o quanto a responsabilidade é grande. Comenta que no histórico da AVASB o Mormaço sempre colaborando e participando das reuniões e diretorias. Mais uma vez deseja boas sortes ao colega vereador Wagner de Loreno, comenta que a Câmara Municipal de Vereadores de Mormaço estará sempre à disposição. Sobre a ponte do município, comenta que em nome da AVASB, documentos poderiam ser levados até a Secretária do Estado pedindo a duplicação da ponte. Comenta que a realização de tapa buracos já deveria ter começo e terminado, a época de safra já está terminando e foram os agricultores que fecharam os buracos com terra.

Vereador Marcos Arine Malaquias: Conta que a partir do dia dezesseis de abril de dois mil e dezenove, as transmissões ao vivo das sessões irá voltar. Comenta que estava sendo debatido com o Jurídico sobre valores, para que se tenha economia dentro da Câmara de Vereadores também. Diz-se favorável sobre a indicação do vereador Olair Belo de Carvalho. Agradece a participação do vereador Antônio Loar de Oliveira, comenta que as portas desta casa sempre estarão abertas para ele como cidadão e vereador. Comenta que irá conversar com o Prefeito sobre alguns poços negros que estão cheios, para que seja tomada alguma providência.