Resumo da Sessão Ordinária do dia 25 de Setembro de 2018

Realizou-se mais uma Sessão Ordinária no dia 25 de Setembro de 2018, com a Presidência do Vereador Wagner de Loreno, juntamente com os demais vereadores, Edson Schroeder, Eduardo Zanin, Lair da Silva Farias, Sônia Mara Kuhn, Marcos A. Malaquias, Jorge Luiz Berticelli, Silvio Fernandes Sanderson e Olair Belo de Carvalho.

Matérias do Executivo:

PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº 030/2018.  Dispõe sobre a alteração dos incisos III e IV do artigo 13 da Lei Municipal nº 645/2005, de 07-12-2005 – que institui/reestrutura o Regime de Previdência Social dos Servidores Efetivos do Município de Mormaço – RS – RPPS, e dá outras providências. APROVADO POR UNANIMIDADE.

Passou-se ao pequeno expediente: Com a palavra o Vereador Jorge Luiz Berticelli, agradece novamente o CTG Teófilo Schroeder pela homenagem, e também parabeniza por toda a ronda crioula, assim com o CTG Lenço da Amizade. E comenta que hoje em dia muitos não querem participar das diretorias dos ctg’s, não querem ser patrões, mas quando chega um momento desses de ser homenageado todo o esforço será valido. Pede que a administração de uma reformada na estrada do Passo do Diniz, pois esse pedaço está necessitando de uma melhoria.

Com a palavra o Vereador Marcos A. Malaquias pede que a administração coloque tubos no asfalto, pois está desmoronando e derrubando junto o asfalta. Também que seja arrumado a estrada e frente a sua residência aonde o ônibus escolar faz a volta e hoje mesmo o ônibus não conseguiu fazer lá. Deixa os parabéns aos organizadores pelo inicio do campeonato e já deseja sucesso, ficando apenas queixas de algumas pessoas sobre o horário dos jogos serem bem tarde. Pede que também que seja feito uma reforma na VRS 854, pois em alguns pontos esta pior que estrada de chão.

Com a palavra a Vereadora Sônia Mara Kuhn, parabeniza a administração pela organização do campeonato  e pelo inicio, onde publico lotou o ginásio. E deseja sucesso para que ocorra tudo bem. Parabeniza o município pela van recebida para realizar as viagens na área da saúde. Comenta que as estradas estão precisando de uma reforma, pois com as fortes chuvas teve bastante estrago. Também pede que seja feito um tapa buraco entre as comunidade de São Miguel e Água Branca, pois esta precário e quanto mais espera pior fica. Também comentou que precisa ser colocada água na casa da Josélia Pereira.

Passou-se ao grande expediente: Com a palavra o Vereador Edson Schroeder, deseja boa sorte ao Mauricio do Clic Soledade agora a frente das transmissões das sessões, mas também deixa os parabéns Rafael da RTV Verdes Campos pelo trabalho executado. Também se colocou favorável ao projeto, e só deixa uma opinião, onde poderia ser trocado de empresa que faz os cálculos das alíquotas, até para se ter outra opinião e quem sabe valores menores. Parabeniza novamente aos CTG’s pelas rondas crioulas e por toda a recepção aos visitantes. Deixa os parabéns ao Adilson que iniciou os trabalhos desse campeonato com vinte equipes, e agora que está a frente da organização, na questão do horário as equipes preferem começar mais tarde, pois as 17 horas ainda tem muitos que trabalham e não conseguem se deslocar para os jogos preferindo ficar mais tarde. Agradece a presença da massa de público que veio prestigiar a abertura e os jogos. E agradece também a parceria com o Sicredi, que está sempre junto com o município. Comenta sobre o temporal que mormaço foi atingido, onde não foi muitas residências atingidas, mas foi de grande intensidade e que o município consiga ajudar nesses prejuízos, principalmente com o estrago no pavilhão do Estrela Vermelha onde é usado por todas as crianças e escolas do município.

Com a palavra o Vereador Wagner de Loreno, agradeceu aos trabalhos prestados pela RTV Verdes Campos em nome Rafael e deseja sucesso agora para o Maurício do ClicSoledade. Comentou sobre a semana farroupilha, onde se teve um grande publico em cada ronda de cada CTG, onde se teve um belo desfile de cavalarianos. E parabeniza o inicio do campeonato, com um grande público presente na abertura. Convida para a tradicional festa da Comunidade de São Miguel. Referente as estradas comenta que com o clima chuvoso fica difícil de realizar essas melhorias, mas assim que o tempo for dando brechas a secretaria vai realizar esses serviços. Referente a água na santa paulina da Joselia os canos foram comprados e só está esperando o tempo ajudar porque tem que passar pela estrada então tem que ser feito e já arrumada a estrada. Referente a temporal lamenta as perdas. Comenta que participou da palestra em comemoração aos 49 anos da Coagrisol, parabenizando toda a diretoria. Convida e convoca os vereadores para a reunião da AVASB no município de Fontoura Xavier.