PROJETO DE LEI Nº 05/2018, DE 17 DE JULHO DE 2018. De autoria do Vereador Edson Schroeder

PROJETO DE LEI Nº 05/2018, DE 17 DE JULHO DE 2018.

Institui no dia 29 de Outubro, o dia Municipal da Leitura denominado “Letras para a Cidadania” e da outras providencias.

Art. 1º – Fica instituído anualmente no dia 29 de Outubro o dia Municipal da leitura intitulado de “Letras para a Cidadania”.

Art. 2º – Neste dia podem ser realizadas ações relativas ao tema de incentivo a leitura nas Escolas e em diversos pontos da cidade.

Art. 3º – O dia Municipal da leitura “Letras para a Cidadania”, tem por objetivo:

I – Sensibilizar as pessoas com mensagens de carinho e de praticar a partilha e doação de livros.

II – Despertar o prazer da leitura;

III – Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação através da leitura;

IV – Possibilitar aos nossos cidadãos principalmente aos jovens que através da leitura temos a oportunidade de abrir novos horizontes pessoais e culturais, garantindo uma formação critica e emancipadora.

Art. 4º Os livros deverão ser disponibilizados espontânea e gratuitamente, pelos respectivos doadores, em diversos locais da cidade;

Art. 5º Poderão ser livros de diversos gêneros literários (poesias, prosas, ficção, romance, técnicas, popular, infantil, auto ajuda e outros);

Art. 6º Cada cidadão terá a oportunidade de repassar em forma de doação ou troca livros seus usados e em bom estado;

Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas disposições em contrário.

MENSAGEM JUSTIFICATIVA

Exposição dos motivos

Como no dia 29 de outubro é comemorado O Dia Nacional do Livro, ou simplesmente Dia do Livro, entendemos em aproveitar esta data tão importante para incentivar a leitura em nosso Município criando o DIA MUNICIPAL DA LEITURA denominado de “LETRAS PARA A CIDADANIA”.

Um dos grandes desafios dos professores da educação básica é ensinar a leitura para os alunos, mas ensinar não só a decifrar códigos, e sim a ter o hábito de ler. Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Infelizmente, com o avanço das tecnologias do mundo moderno, cada vez menos as pessoas interessam-se pela leitura.

Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento. Dessa forma, a apreciação de uma obra literária é uma aliada na hora de elaborar uma redação.

A leitura também pode ser uma opção para as férias pois é uma ótima técnica para memorização de conteúdos. Assim, o aluno continua em contato com a escola, mesmo não indo às aulas.

O hábito da leitura pode também funcionar como um exercício de fixação, pois boa parte dos assuntos estudados na escola é ensinada apenas na teoria. Além disso, durante a leitura, é possível notar faces diferentes de um mesmo assunto, descobrindo um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.

O Dia Nacional do Livro faz referencia a data de fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro fundada em 1810 pela Coroa Portuguesa, sendo hoje a maior Biblioteca da América Latina e esta entre as 10 maiores do mundo, por este motivo com a data do Dia Municipal da Leitura instituído em nosso Município queremos encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e como uma simples visita a uma biblioteca permite conhecer a enorme contribuição que os autores de livros fizeram a humanidade através dos séculos.

Algumas Atividades que podem ser desenvolvidas no Dia Municipal da Leitura.

– Na semana em que cair o dia Municipal da Leitura Realizar diversas atividades como:

– Feira do Livro com oficinas pedagógicas, apresentações culturais dos alunos da rede Municipal e Estadual de ensino, venda, troca e doação de livros e muito mais;

– Incentivar as crianças a lerem versões infantis dos grandes clássicos da literatura;

– Aproveitar a oportunidade para contar histórias, apresentações teatrais dos grandes clássicos da literatura mundial;

– Escreva uma História em grupo e depois compartilhar com os colegas e comunidade;

Portanto, propomos que se aprovado por este colegiado que seja instituído em nosso Município o Dia Municipal da Leitura denominado de “Letras para a Cidadania”.

Sala das Sessões, em 17 de julho de 2018.

EDSON SCHROEDER

VEREADOR PROPONENTE