Sessão Ordinária de 07 de Dezembro de 2015

DSC01073

Realizou-se Sessão Ordinária, no dia 07 de Dezembro de 2015, com a Presidência do Vereador Eduardo Zanin, com a presença dos demais vereadores, Jorge Luiz Berticelli, Edson Schroeder, Wagner de Loreno, Rodrigo Jacoby Trindade, Sônia Mara Kuhn, Sérgio Luiz G. Knopf, Rosicler Follmer Vicari e Olair Belo de Carvalho.

Leitura das Matérias do Executivo:

Projeto de Lei do Executivo Nº 034/2015 – ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE MORMAÇO PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2016. A presente Proposta de Lei Orçamentária apresenta valores superiores aos do corrente exercício, o que demonstra e consolida a seriedade com que é encarada a realidade econômica e financeira do Município. O resultado obtido e ora proposto como Lei Orçamentária certamente oportunizará as condições necessárias para uma aplicação sensata e coerente dos recursos disponíveis, visando o atendimento das necessidades, como também, o engrandecimento e desenvolvimento do Município. Em pauta para estudo das Comissões.

Projeto de Lei do Executivo Nº 035/2015 – AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR, ALTERANDO A LEI MUNICIPAL Nº 1173/2014, QUE ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE MORMAÇO PARA O EXERCÍCIO DE 2015 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O presente Projeto de Lei, sobre abertura de crédito adicional suplementar, dentro da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto, acrescentando valores para dar suporte a despesas com aquisição de material de consumo, e pagamento de serviços de terceiros, referente ao Transporte Escolar.

EXPEDIENTE:

PEQUENO EXPEDIENTE:

Vereadora Sônia Mara Kuhn – Coloca em relação às vias municipais, que estas começaram a ser patroladas e aguarda que cheguem às da Comunidade de Água Branca e Comunidade de Posse Godoy, agradecendo por realizem este serviço que foi tanto solicitado. Comenta como as vias ficaram em um estado pior do que se encontravam devido às chuvas da semana anterior, sendo as que foram apenas empredadas e não patroladas a enxurrada carregou as pedras e se tornou inviável a circulação em partes, ainda pede que sejam desentupidos bueiros para a melhor escoação das águas das chuvas. Parabeniza o Grupo da Terceira Idade, Brilho Dourado, pelo grande baile que ocorreu salientando que estava muito bem organizado. Parabeniza a Comunidade de Posse Godoy, principalmente os coordenadores e conselho, pela linda festa que ocorreu na semana anterior, e parabeniza a festa da Posse Generoso, da Igreja Assembléia de Deus, a qual apresentou grande público. Sobre o Médico Veterinário, Sr. Jairo Ortiz Costa, fala que as medidas necessárias devem ser colocadas em prática para que a população fique satisfeita com o atendimento.

Vereador Jorge Berticelli – Agradece a presença do Sr. Paulo Morigi, Secretário da Agricultura, para esclarecer dúvidas e apresentar a planilha de estágio probatório do Sr. Jairo Ortiz Costa, Médico Veterinário, a qual havia sido solicitada pelo colega Olair na Sessão Anterior. Ainda referente a esse assunto coloca que fica triste pela maneira que o Médico Veterinário trata a população de maneira ríspida e sem o mínimo de educação, aguardando que as medidas necessárias sejam tomadas tanto pela Secretaria da Agricultura quanto pelo Executivo Municipal. Coloca ainda que esperava que o Secretário das Obras fosse chamado para debater a situação das estradas municipais, mas já que é final de ano espera a situação das estradas seja melhorada sem haver tal convocação. Volta a debater a situação dos funcionários que chegam atrasados, sendo que para estes nada é feito.

Vereador Olair Belo de Carvalho – Agradece a compreensão dos colegas para ocorrer à votação do Projeto nº 035/2015, facilitando os empenhos na Secretaria da Fazenda para os ajustes de final deste ano e assim acelerando o serviço dos mesmos, agradece a presença do Sr. Paulo Morigi para infelizmente debater sobre um funcionário, desta forma aguarda que as providências sejam tomadas.

GRANDE EXPEDIENTE:

Vereador Edson Schroeder – Complementa o que os demais colegas haviam falado sobre o Médico Veterinário, colocando que demorou a haver uma intervenção já que falta apenas quatro meses para o final do estágio probatório sendo que há inúmeras reclamações pela maneira que a população é tratada quando recorre ao funcionário. Coloca que ficou feliz com a transcrição pelo Jornal Informativo Regional pelo que havia cobrado na Audiência Pública sobre a Segurança Pública sendo que, dentre as demais autoridades que estavam presente, a imprensa transcreveu justo o que ele falara e que o seu comentário deixou claro que a sua presença foi realmente para cobrar algo em relação a isto. Espera que ocorra a mobilização por parte da Secretaria de Obras para haver as melhorias nas vias municipais já que o tempo nessa semana é favorável, já que a população principalmente a do interior sofre diariamente com a situação precárias que as vias se encontram. Com relação ao Projeto de Lei Nº 034/2015 sobre o Orçamento Municipal acredita que o que estava presente na LDO foi contemplado já que está presente no orçamento, mas espera que esse Projeto seja aprovado antes do final do ano para não ocorrer uma Sessão Extraordinária sendo que o Projeto já tramita na casa, pede assim para que as Comissões principalmente a de Finanças analisem o mais rápido possível o mesmo. Por fim espera haver uma conversa informal sobre a escolha, na última sessão, da Mesa Diretora para 2016 e sobre a janta de encerramento dos serviços deste ano.