Sessão Ordinária do Dia 01 de Junho de 2015

DSC09902Realizou-se Sessão Ordinária, no dia 01 de Junho de 2015, com a Presidência do Vereador Eduardo Zanin, com a presença dos demais vereadores, Eleandro de Lima, Edson Schroeder, Wagner de Loreno, Rodrigo Jacoby Trindade, Sônia Mara Kuhn, Sérgio Luiz G. Knopf, Rosicler Follmer Vicari e Olair Belo de Carvalho.

Leitura das Matérias do Legislativo:

Pedido de Informação nº 008/2015 de autoria da Mesa Diretora – Sobre o Vale Refeição dos Servidores Municipais: Solicita informação sobre se este será concedido aos mesmos, como fora proposto pelo Executivo no ato de extinção do Vale Transporte, solicita posicionamento do Poder Executivo referente ao assunto.

Leitura das Matérias do Executivo:

Projeto de Lei do Executivo nº 019/2015 – Dispõe sobre a fixação e cobrança de Preço Público pela ocupação do espaço de solo em áreas públicas municipais pelo sistema de posteamento de rede de energia elétrica e de iluminação pública, de propriedade da concessionária que os utiliza e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

EXPEDIENTE:

PEQUENO EXPEDIENTE:

Vereador Olair Belo de Carvalho: Informa os colegas Vereadores que as pessoas responsáveis pela coleta de lixo pediram para avisar que nesta semana a coleta de lixo no interior será feita nesta quarta-feira decorrente ao feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira. Comenta que a Fiscal Municipal, a Sra. Verenice Rother, pediu para trazer a esta casa a possibilidade de discussão sobre mudança da Lei do Alvará de Vendedores Ambulantes sendo que o mesmo está muito caro causando assim a venda não autorizada pela prefeitura, à mesma dá a ideia para a redução deste ao mesmo valor do Alvará do Comércio Local. Sobre a questão do turno único, comenta que alguns municípios já aderiram sendo que alguns trabalham apenas dois dias por semana o que não é eficaz para a Prefeitura, coloca que já havia comentado isso com o colega Wagner para a realização do mesmo neste inverno pois devido as chuvas e o frio parte da Secretária de Obras fica parada e com o turno único haveria menos gastos, assim este estenderia-se até Setembro ou Outubro, mas espera que isto seja discutido com o Prefeito Municipal para tomar-se as providências cabíveis.

GRANDE EXPEDIENTE:

Vereador Wagner de Loreno: Preocupa-se com a crise que municípios brasileiros estão passando, sendo que muitos diminuíram os dias de trabalho ou trabalham apenas em turno único. Comenta que leu no Jornal Folha Espumosense sobre o município de Jacuízinho que por mais de dez anos buscou na justiça, ganhando a causa, contra a ANEL para ter direito dos royals da Usina do Passo Real, que anteriormente a arrecadação estava sendo destinada somente a Salto do Jacuí, a este assunto não se conforma com a situação da Usina do Cotovelo do Jacuí, pois o município não ganha nada de arrecadação sendo que todo o valor é destinado a Victor Graeff, baseado nisso entrou em contato com a Coprel, com o colega Edson e com o setor administrativo municipal para que possam estudar a possibilidade de buscar estes recursos e o direito que o município tem devido a evasão de água e a extensão que o Rio Jacuí no município. Outra preocupação é que muitos produtores de leite estão parando sua produção pelo motivo que a agricultura está rendendo mais ou porque há a falta de incentivo tanto pelas condições que se encontram as estradas nos dias de chuva quanto para materias necessários, pede para que se possível a Secretária de Obras e a de Agricultura juntamente com o Executivo Municipal que estudem a possibilidade de realizar um mutirão para a recuperação de trechos das estradas, pois já foi informado pelo CCGL que em dias de chuvas eles não iram coletar o leite no município, causando prejuízo as produtores e menos arrecadação ao município.