Eleita as Comissões Permanentes para o exercício de 2018

Realizou-se a primeira Sessão Ordinária do ano de 2018, no dia 20 de Fevereiro,  com a Presidência do Vereador Wagner de Loreno, juntamente com os demais vereadores, Edson Schroeder, Eduardo Zanin, Jorge Luiz Berticelli, Lair da Silva Farias, Marcos A. Malaquias, Silvio F. Sanderson, Sônia Mara Kuhn e Olair Belo de Carvalho.

Matérias do Executivo:

  • Projeto de Lei do Executivo nº 002/2018: Institui o Programa Municipal de premiação a consumidores, mediante a utilização da plataforma Nota Fiscal Gaúcha do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. O referido Projeto de Lei que estabelece entre o Município de Mormaço e o Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual da Fazenda, a possibilidade de se usar, de forma compartilhada a Plataforma de Dados do Programa Nota Fiscal Gaúcha. Com a assinatura do Convênio o Município receberá pontuação no Programa de Integração Tributaria – PIT, o que permitirá o incremento na receita municipal do ICMS. A regulamentação do convênio prevê o sorteio de prêmios aos cidadãos Mormacenses, cadastrados na Plataforma de Dados do Programa Nota Fiscal Gaúcha, sendo que os sorteios ocorrerão de forma eletrônica, pela Secretaria Estadual da Fazenda, sempre a última quinta-feira de cada mês. PROJETO EM PAUTA.

Matérias do Legislativo:         

  • Eleita as Comissões Permanentes para o exercício de 2018:

Comissão de Justiça e Redação:

Titulares:

Presidente: EDUARDO ZANIN

Vice- presidente: SÔNIA MARA KUHN

Membro: SILVIO SANDERSON

Comissão de Finanças e Orçamento:

Titulares:

Presidente: JORGE LUIZ BERTICELLI

Vice- presidente: LAIR DA SILVA DE FARIAS

Membro: EDSON SCHROEDER

 Comissão de Serviços Públicos, Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente:

Titulares:

Presidente: EDSON SCHROEDER

Vice- presidente: SÔNIA MARA KUHN

Membro: LAIR DA SILVA DE FARIAS

  • Líderes de Bancada para o exercício de 2018:

Partido Progressista vereador SILVIO FERNANDES SANDERSON;

Partido Socialista Brasileiro vereadora SÔNIA MARA KUHN;

Partido Democrático Trabalhista vereador EDUARDO ZANIN;

Partido do Movimento Democrático Brasileiro vereador JORGE LUIZ BERTICELLI;

Passou-se ao Pequeno expediente: Com a palavra do Vereador Lair da Silva Farias: solicitou que o Prefeito fizesse uma reforma na estrada da Comunidade de Santo Antônio que sai na BR 386 nos Porongos e também nas entradas que foram danificadas com as chuvas. Solicita também que se verifique o poço artesiano na Posse Godoy, pois na casa da Vanessa está saindo água suja nas torneiras, agradece o Vereador de Soledade Gustavo Baldisseira pela presença e pela atitude de estar querendo reerguer a AVASB, comenta da importância do Mormaço estar junto nesse pleito.

Com a palavra do Vereador Jorge Luiz Berticelli: se colocou favorável ao projeto de lei e comenta a importância e o valor de ter o CPF na nota fiscal Gaucha, comenta sobre os aviários. Parabeniza o CTG Teófilo Schroeder e a patronagem pelo grande rodeio realizado no final de semana e agradece as entidades que se fizeram presentes. Comenta sobre as medições de terras feitas pelo CRA nos pequenos proprietários, também é favorável ao pedido de parceria das empresas residentes no município, desde que essas empresas ajudem dando oportunidade de emprego as pessoas que estão saindo do lar do município. Agradece a presença do vereador Gustavo Baldisseira e comenta sobre a importância da AVASB e fala que o atual presidente deverá prestar contas do que foi feito e que já escutou comentários de que existem cheques da associação em debito no comercio.

Passou-se ao Grande expediente: Com a palavra do Vereador Edson Schroeder, comenta sobre o projeto Nota Fiscal Gaucha que chega ao município, podendo agora participar dos sorteios do programa e os vereadores tem grande importância nesse incentivo. Também comenta na importância do CPF estar cadastrado no programa. Com relação ao pedido de apoio da empresa, novamente pede que se o município possuir condições que ajude as empresas residentes do município, pois empregam muitos Mormacenses, sabendo que os incentivos a empresas de fora não dão certo. Agradece a visita do vereador Gustavo e pela atitude de querer reerguer a AVASB, comenta que os vereadores estão deixando um grande exemplo da má política, pois foi deixado morrer a associação, ficando comprovado que não se pode passar por cima das leis e estatuto, onde foi passado por cima delas para o bem da coletividade, e não deu certo. Hoje em dia só se vê o nome da associação má falada, pois o presidente não fez reuniões, apenas usou o nome da associação para se promover, recebendo prêmios com o nome dela. Coloca-se de acordo de reativar a associação desde que o vereador Betinho preste contas do recurso, das atividades e da contribuição da Câmara de Fontoura Xavier. E infelizmente se for necessário auditar ao TCE será feito o mesmo.

Com a palavra do Vereador Olair Belo de Carvalho, comenta sobre o projeto da Nota Fiscal Gaucha em que já esta atrasada em nosso município, mostrando a importância de ter o CPF nas notas e de realizar as compras dentro do município, fazendo esse dinheiro gasto circular dentro do município, projeto de suma importância que deve ser aprovada. Pede que seja encaminhado ao Prefeito sobre as canalizações na área urbana, principalmente ao lado da casa do Senhor Edemar Musskopf, onde já possui água parada facilitando a proliferação de doenças.  Sobre a AVASB, concorda com a explanação do Vereador Edson, e se coloca favorável ao vereador Gustavo para reativar a associação, e que o Presidente atual preste conta das atividades, sabendo de toda história que a câmara de Mormaço tem com a associação e deixa os votos de confiança ao vereador. Comenta sobre a importância de ter alguns responsáveis para cuidar da parte urbana de nossa cidade, pois é o cartão postal do município e deve se dado prioridade. Comenta sobre a praça municipal em que está com as obras paradas, no entanto já está sendo solucionados esses impasses, e que nos próximos dias será retomado os trabalhos para finalizar essa importante obra de nosso município. É favorável a conceder os incentivos as empresas já enraizadas ao município e que o prefeito estude essa proposta de parceria para esses que oferecem empregos aos nossos cidadões.

Passou-se ao Espaço de Líder de Bancada com a palavra o Vereador Silvio Fernandes Sanderson: comenta sobre os problemas que ocorreram no transporte municipal e da região e devido aos fatos solicita a convocação da Secretária da Educação para explicar como vai funcionar e se está as condições dos transportes.

Passou-se as explicações pessoais começando pelo Vereador Edson Schroeder coloca a importância de iniciar o ano com a presença da Secretária da Educação, e já em seguida com a presença dos secretários de obras e agricultura, pois a safra já chegando. Concorda com o vereador Olair sobre o cuidado que se deve ter com a parte urbana do município, e comenta que o departamento sanitário do município terá que atuar mais forte sobre essa questão na nossa cidade. Comenta sobre os passeios que ainda não existem, que se não for possível fazer que se mantenha limpo, também comenta sobre o sucesso do campeonato de futebol de campo, sendo oito equipes inscritas e também solicita que seja incentivado outras modalidades de esportes tanto na parte feminina e nas categorias mais jovens, convida também a todos para o torneio da Coagrisol. Também comenta sobre a intervenção federal da segurança no Rio de Janeiro.

Com a palavra o Vereador Jorge Luiz Berticelli comenta sobre a limpeza da cidade onde tem que ter um responsável e mais dois funcionários para dar conta do trabalho. Comenta sobre os locais que ainda não possuem deve ser feito e que existem passeios em péssimas condições devem ser reformados, também solicita o balanço contábil do turno único. Nada mais havendo a tratar o presidente em nome de Deus declarou encerrada a presente sessão.

 

 

 

 

 

Cássio Rodrigues Diretor Geral